Opinião

De alguma forma, TODOS os ex-presidentes da República, desde a redemocratização, tem seus nomes envolvidos na Lava-Jato.

17757610_1490788770965463_6809176119911248268_nConstam citações envolvendo FHC, Lula, Dilma, Collor (que aparece entre os senadores da lista) e Sarney. Aliás, o finado ex-presidente Itamar Franco é o único que não tem nenhum tipo de citação. Isso sem falar em Temer que, por enquanto, é o atual presidente.

É cansativo dizer que precisamos reformar o sistema político. De que adianta reformar se continuamos a eleger políticos que refletem aquilo que somos: um povo conservador, misógino, machista, racista, preconceituoso?

Temos o Congresso mais corrupto da História mas ele é apenas reflexo dos cidadãos que a eles deram seu voto. Somos nós que permitimos que o poder se perpetue de pai para filho, como é o caso dos Alves, Maia, Faria e Rosado no RN.

O conceito de dividir para conquistar foi utilizado por Júlio César, Filipe II da Macedônia e Napoleão Bonaparte. Maquiavel cita uma estratégia militar parecida no livro IV de A Arte da Guerra (Dell’arte della guerra), dizendo que “um capitão deve se esforçar ao máximo para dividir as forças do inimigo, seja fazendo-o desconfiar dos homens que confiava antes ou dando-lhe motivos para separar suas forças, enfraquecendo-as.”

A divisão coxinha x petralha e esquerda x direita só favorece aqueles que querem se manter no poder e nos manter como gado nos seus currais eleitorais. Enquanto não criarmos consciência de classe e não nos unirmos por uma causa comum, um objeto maior, estaremos fadados a fracassar sempre e ver nossa sociedade caminhar cada vez maior para o estado de barbárie, com um aprofundamento cada vez maior das desigualdades socioeconômicas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s