Opinião

ALERTA: cuidado ao postar/compartilhar informações nas redes sociais

facebookHoje pela manhã recebi e postei uma imagem da capa de um suposto jornal que apresentava o resultado de uma pretensa pesquisa de intenção de voto para as eleições municipais de Santo Antonio. Pesquisei e não encontrei nenhuma referência ao jornal Gazeta de Notícias Online no RN, bem como não achei nada a respeito do Instituto Enquete Capital. Pelo menos, a Associação de Caprinos e Ovinos do RN, que supostamente teria encomendado a pesquisa, existe. Mas, sequer existe registro de tal pesquisa no site do TRE/RN, uma vez que tal obrigação decorre da Lei das Eleições. Assim como essa “pesquisa” é falsa, também é falsa a pesquisa que aponta 70% de intenção de votos para o prefeito.

Entretanto, mesmo assim, resolvi postar. Qual a intenção? Garanto que não eleitoreira. A intenção foi alertar as pessoas que navegam nas redes sociais, e na internet de forma geral, para não dar crédito a tudo que veem e que leem. Muito menos compartilhar. A partir do momento que você compartilha uma notícia falsa você está sendo instrumento na propagação de mentiras. Vamos ser mais cuidadosos. Todos somos responsáveis por aquilo que compartilhamos. E isso serve também para vídeos e imagens com conteúdo de violência, sexual e pornográfico explícitos. Você caiu numa pegadinha.

Antes de compartilhar, pesquise nos buscadores para saber se é verdade. Leia, informe-se e apure. É rapidinho, fácil, justo e digno. #NãoSejaUmPropagadorDeMentiras

EM TEMPO: um leitor deste blog me alertou para o fato de que a Associação de Caprinos e Ovinos não existe. O que existe, na verdade, é a Associação Norte-Riograndense de Criadores de Ovinos e Caprinos (Ancoc). Grato pela correção.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s